segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Honra ao mérito

            Necessária ao melhor desempenho e progresso profissional, a meritocracia tem sido tópico de diversas discussões entre conselhos empresariais e núcleos escolares ao redor do mundo. Critérios avaliativos muitas vezes são confundidos pela avaliação superficial, dada pela afinidade e análise comportamental externa, junto à avaliação objetiva, devido às conquistas e cumprimento do serviço imposto à pessoa. De acordo com pesquisas, a adoção da meritocracia como estratégia de desenvolvimento tem sido realizada por multinacionais, escolas, serviços e empresas em geral.
            Querer ser valorizado e reconhecido pela sua essência ou pelas suas ações é um desejo natural do ser humano. E, de acordo com a psicologia e análise sociológica, o reconhecimento leva à motivação, e consequentemente ao aprendizado e à busca por maiores conquistas e avanços. A partir do mérito, as posições hierárquicas são conquistadas com base no merecimento. Portanto, a avaliação é individual, impedindo que, em uma conquista coletiva, todos os envolvidos recebam mérito pelos esforços de apenas um ou mais participantes.
            Os critérios de avaliação meritocrática variam o conceito de justiça. Por vivermos em um mundo bastante individualista e ideológico, muitos são superficialmente julgados por sua situação financeira, status social e aparência estética, recebendo mais valor mesmo tendo menos dedicação ao trabalho. A mídia junto à sociedade acaba reprimindo, ao invés de incentivando, aqueles que ambiciosamente lutam por alguma valorização.
            A aplicação da meritocracia deve estar vinculada a critérios objetivos e à transparência perante ao êxito dos avaliados. Infelizmente, as influencias alheias dificultam o processo. É preciso tornar o mundo mais justo recompensando aqueles que realmente mereçam.

A luta pela realização

                 Numa sociedade caracterizada pelas conseqüências do sistema capitalista, convivemos com distintas classes sociais. Enquanto o Brasil cresce economicamente, a miséria persiste.
                Julgada pela maioria da população, a pobreza é vista como um ciclo vicioso, sem solução. É associada ao preconceito proveniente dos proprietários diante da contratação de funcionários. Entretanto, parte de cada indivíduo buscar a melhor alternativa de progresso.
                A luta pelo bem viver deve iniciar desde cedo. Optar por um novo caminho, saber avaliar a situação familiar e buscar modificá-la. Por isso é necessário esforço e determinação. Oportunidades estão à espera de candidatos, por mais difíceis que aparentam ser conquistadas.
                Não vale à pena viver queixando-se e justificando-se por condições desfavoráveis. A esperança é a última que morre, e não a razão para ser desconsiderada. O foco no crescimento deve estar em mente, para assim atingir o seu objetivo e acabar com o rótulo que a sociedade impõe superficialmente à pobreza.

Onde está a felicidade?

                A busca por satisfação e felicidade físicas e emocionais sempre esteve e sempre estará entre as ações dos seres humanos. As ideologias impostas pela sociedade vêm desfocando nossas mentes sedentas de luz.
                Há quem defenda a ideia de que antigamente se era mais feliz devido aos valores escassos nos dias de hoje. Afirmam que os jovens não têm limites e ideia do que é felicidade. Aqueles julgados por desvalorizar as coisas não sabem como agir. Saíram do ventre materno em uma época diferente, inovada e confortável. Cresceram num mundo de maior acessibilidade, onde o que era magnífico para antigos viventes tornou-se comum aos nossos olhos.
                A ciência e a tecnologia atualizam-se a cada segundo. O que foi novo ontem já é ultrapassado amanhã. Isso vale para hábitos e pensamentos do ser humano, mas a rigidez e a formação das gerações anteriores não permitem a familiarização com tais adaptações. Resta a elas seguirem seus princípios e defender a ideia de que tudo era melhor em suas épocas. Entretanto, não se deve negar que certos valores eram melhor cultivados. Porém, não justifica o julgamento dos  mais jovens como mal agradecidos pelo que têm e são.
                As novidades devem ser vistas como progresso positivo, pois trazem maiores possibilidades às pessoas. A neofilía e o consumismo devido a tantas opções, a mentes influenciadas pela mídia e aos ideais de um mundo material fazem a insatisfação pessoal de muitos. Salvos são aqueles que resistem e reconsideram suas filosofias de vida e capazes de sorrirem satisfeitos por verem o sol brilhante no céu azul.

A nossa grande vocação

Em uma infância doce e inocente
Uma criança vê-se a descobrir o mundo
Buscando energicamente
O conhecimento profundo

Os anos vão passando,
As idéias vão crescendo
As perguntas vão chegando,
E a pessoa respondendo.

Algo surge, de repente
Um obstáculo a ser ultrapassado.
Será uma dúvida, uma questão diferente?
Sem uma resposta, para o seu agrado?

Quem eu sou?
O que devo fazer surgir?
E quem nunca se perguntou
 Qual caminho deve seguir?

Ora os dias passam lentamente,
Ora avançam ligeiros,
Mas não impedem, felizmente,
Seus pensamentos rotineiros.

A busca pelo sentido à vida,
Exige calma e paciência.
Ansiar-se em contrapartida,
Gera estresse como conseqüência.

No caminho que se estende,
Encontrar-se-á dificuldades
Mas é superando que se aprende,
Trazendo à pessoa maturidade.

Após anos de experiência
Chega-se a alguma conclusão.
Conclui-se com eficiência,
Que a vida é a nossa grande vocação.

A luz no fim do túnel

Vagando pelo túnel da solidão,
A cabisbaixa menina chorava.
Gotas singelas que desciam por sua face
Brilhavam perante a escuridão.

Sementes de esperança
Permaneciam em sua mente.
Na espera de alguma luz,
Em algum lugar ali presente.

Buscando alternativas,
A menina resolveu refletir:
“De que adianta esta tristeza,
Se eu tenho como agir?”

Após tomar consciência,
O trem ela resolveu dirigir.
Como uma grande recompensa,
A luz ela viu surgir.

A visão do progresso

                Grande parte da população brasileira costuma inferiorizar o seu país diante das questões culturais, econômicas, políticas e sociais. Reclamações constantes, corrupção divulgada pela mídia, maus comentários poluem a mente da nação. Entretanto, o Brasil, como país emergente, tem se aproximado aos países desenvolvidos em questões mundiais relevantes.
                Crescente no setor econômico, o país passou de oitava à sétima economia mundial, elevando seus índices de exportação para países como a China. Abundante em recursos naturais, desenvolve o cultivo de sementes com fins alimentícios, mas também dispõe de matéria-prima para a indústria pesada e de bens de consumo.
                O Brasil apresenta altas classificações perante as suas campanhas relacionadas à saúde, sobretudo às de vacinação e contra o uso de drogas. No auxílio aos necessitados, a caridade tem estado presente na vida das pessoas em situações simples ou catastróficas, como as enchentes em Santa Catarina, no ano de 2009.
                Pode-se afirmar que a nação brasileira, junto aos projetos políticos e sociais, vem investindo na educação, elevando o número de estudantes. O setor tecnológico e o uso de fontes de energia sustentável elevam o patamar brasileiro na tese de ecologia e sustentabilidade. Já é hora de o brasileiro abrir os olhos e reconsiderar o que há estampado na bandeira do Brasil: com ordem e progresso, o país chega ao sucesso.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ler é crescer.

           A leitura gera conhecimento social e intelectual e, consequentemente, aumenta o desempenho das pessoas em seus empregos e em seus papeis como cidadãos. Um levantamento da Unesco, com 52 países, mostra que o Brasil tem um dos piores índices de leitura e compreensão de texto. As justificativas tomam várias formas. Tais como desinteresse, o custo e a falta de motivação.
            O ato de ler, no conceito da maioria dos brasileiros, vem como uma das últimas alternativas entre suas atividades rotineiras. Antigamente, os livros eram mais acessados como fonte de pesquisa. Com o desenvolvimento da tecnologia, a Internet tomou seu papel. Com tantos meios de entretenimento vindo das inovações tecnológicas, a leitura é deixada de lado. Apesar de haver milhares de revistas e publicações escritas, poucas vezes são lidas integralmente, com interesse e expectativa. A leitura não é vista como sinônimo de diversão, mas sim de obrigação.
            Diz-se que a educação vem de casa. Aristóteles afirma que o homem é um ser que aprende imitando. Os exemplos dos pais são fonte de formação para a criança. São muitos os argumentos que defendem que o hábito da leitura deve partir de dentro do núcleo familiar a partir da infância. Contudo, as famílias brasileiras pouco lêem. Desse modo, seus filhos não terão a ideia de que ler traz prazer, conhecimento e aprendizado. Os preços nas livrarias têm baixado nos últimos anos em virtude das tantas campanhas de incentivo a leitura e pela busca por maior acesso da população brasileira.
            É preciso levar os livros para dentro de casa, habituar-se a acessá-los com maior frequencia. Dispor de variedades dentro do contexto literário, desde jornais a best-sellers. Possibilitar maior acesso para atrair de forma mais eficaz o interesse de familiares e amigos. É necessário levar em conta a moderação diante das tecnologias como entretenimento, para assim obter atributos à cultura de diversos métodos. Ler é descobrir, viajar sem sair do lugar. Também é crescer. Assim o Brasil cresce com você.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Julgar

           Diariamente enfrentamos situações nas quais somos submetidos à curiosidade no desconhecido, uma tendência natural de acordo com a maioria dos estudiosos da psicologia humana. Ao depararmos com o novo, automaticamente criamos ideias e hipóteses superficiais sem conhecimento prévio. Julgamos o desconhecido.
            A educação recebida através da família, escola e aprendizados durante a vida compõe a visão do homem e do mundo de cada pessoa. Opiniões e conceitos são absorvidos pelas mentes através dos anos. Influências alheias estão disponíveis para personalidades em desenvolvimento, algumas são recebidas, outras rejeitadas. Contudo, formamos certo ideal de ser humano. Tendemos a buscar entre os desconhecidos alguém que se aproxime deste conceito a fim de relacionarmo-nos com o mesmo.  E, aqueles externos a nossas escolhas passam a ser desprezados ou simplesmente se evita a interação. Consciente ou inconscientemente geramos um dos problemas mais relevantes dentro do contexto social: o preconceito.
            São poucos aqueles que se prezam a ouvir, a conhecer, a arriscar a experiência com o novo. Estes preferem ler o livro antes de julgá-lo pela capa, conhecer em grande parte ou inteiramente o seu conteúdo para formar qualquer opinião e conceito em relação a ele. Apresentam compreensão, a tolerância, o humanismo e a empatia entre os princípios de sua ética. São estas as pessoas dignas de admiração e de exemplo de seres realmente humanos.
            A sociedade, ao mesmo tempo em que reconhece o preconceito e busca enfrentá-lo de diversas maneiras, comete os mesmos erros que o causam.  Costumes são difíceis de serem abandonados, está claro. Porém, esforçando-se com a motivação de tornar o convívio com o outro e as vivências melhores, agir de forma ética e consciente passa a ser hábito. Num esforço individual e brevemente coletivo, conquistaremos nossa autorrealização como pessoa e o bem viver diante aos relacionamentos sociais.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Deixe a luz do sol entrar

            Na correria do dia a dia venho observando que as pessoas estão tornando suas visões do homem e do mundo cada vez mais superficiais. O colorido do mundo anda desaparecendo. Reclamações e desgosto dominam o prazer e o agrado dentre nossas atitudes. A negatividade contamina como uma maça podre entre tantas outras frutas, que aderem ao mesmo estado. O otimismo que permanece em algumas almas tende a ser diminuído pelos sentimentos alheios. Assim o mundo torna-se escuro, vazio e as pessoas vêm sendo contaminadas pelas depressões e problemas psicológicos. Com tantas inovações na ciência e na tecnologia, dificilmente alguma delas pode curar o mal do sentimento de tristeza e frustração. Resta a nós, com atitudes primárias como simples consolos e conselhos ao próximo salvarmos uns aos outros.
            O sol brilha no azul do céu trazendo energia e vitalidade para alguns, e para outros, não passa de um simples meio de iluminação que sempre esteve lá. A felicidade está disposta a todos, mas não são todos que a procuram. Não adiantará em nada esconder-se da violência, do ódio, da tristeza e do mal que contamina nossa humanidade. Deve-se enfrentá-los mostrando o poder de sorrisos, de bondade, de compreensão e da compaixão. Lutar pelo nosso melhor mantendo nossa dignidade humana, nossos valores éticos e morais. Ouvir àqueles sábios e vividos com respeito e admiração para nosso próprio crescimento espiritual e mental. E acima de tudo devem-se abrir os olhos para a beleza da vida para assim curar não só a si mesmo, mas a todos a sua volta.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

A união faz a força

             Numa sociedade na qual a violência marca capa de jornais, revistas e transmitida ao vivo e a cores em telejornais, muitos sofrem jorrando lágrimas de desespero. Os valores éticos e morais passaram a ser desvalorizados pelo homem. Ele tem se tornado desumano ao praticar atos por puro interesse individual e egoísta. Assaltos, assassinatos, invasões, terrorismo, brigas, envolvimento em drogas e interesses doentios assombram nosso mundo escasso de seres pacificadores e prestativos.
            Com poucas alternativas de combate, muitas pessoas acomodam-se em seus belos sofás, assistindo às tragédias que envolvem o planeta. Argumentos pessimistas demonstram a indisposição dos cidadãos de combater os problemas que todos sofremos. Raros são aqueles que dispõem de seu tempo a trabalhos voluntários, organizações coletivas, grupos de caridade, meios de solução para tantas precariedades que estampam nossa sociedade. Fazem a sua parte, cumprem seus papéis de seres humanos, pensam nos menos beneficiados. Infelizmente, são pouco reconhecidos dentre tanta violência e desorganização. Sozinhos, atuam parcialmente e acabam sofrendo pelas duras barreiras dos fortes inimigos.
            Tal como átomos, que unidos formam elementos, base de toda a matéria viva que compõem em grande escala e força nosso planeta, seres humanos em conjunto na luta de um mesmo objetivo, são capazes de tornar simples atitudes em ações poderosas contra seu alvo. Nessas obras conjuntas, são necessários voluntários de todas as partes do mundo. Cada pessoa conta como uma grande contribuição, organizações estão sempre de portas abertas na espera de almas prestativas e de valores que buscam ajudar o outro e, consequentemente, a si próprias.
            Todos buscam deixar sua marca. Existe melhor maneira do que contribuir com o planeta de forma benéfica? O homem nasceu para viver em sociedade, em união. Através de ideias levadas à prática, as boas novas serão vistas com mais frequência, o mundo curar-se-á de tantas enfermidades . A vitalidade, o amor ao próximo, a gratidão, o afeto, a harmonia e a paz compensarão nossos esforços grandiosamente, afinal, a união faz a força.

Autoconhecimento

            Por mais que tentemos suportar determinadas situações, para tudo há um limite, e sua chegada depende de cada indivíduo. Confesso que procuro manter-me alegre e ver o lado positivo das coisas na maioria das ocasiões, sinto-me mais viva, mais aberta, melhor recebida pelas pessoas com quem eu entro em contato. Além de ser humana e ter uma variação de sentimentos constante, sou uma adolescente, portanto há momentos em que fazer um drama é a melhor das alternativas.
            Algo ou alguém faz com que a alegria que estava em nós construída comece a ruir, perder a estrutura, o sentido. O negativo faz contraste com o positivo, luta infinitamente contra o bom humor que se manifestava em sorrisos em minha face. Confusa, acabo colocando hipóteses em minha mente, em tentativas de contornar ou simplesmente harmonizar a situação. Sem veículos, acabo em lágrimas, sentindo- me impotente, esqueço o mundo a minha volta, sinto-me vazia, sem disposição, fraca.  Busco refúgio dentro de minha própria alma, de meu próprio ser.
            Os externos à situação não compreendem o que se passa dentro de mim. Se eu tiver sorte vou estar na companhia de pessoas respeitosas, que sabem o meu tempo de digestão de tantos e tantos sentimentos, que estarão dispostos a receber minhas palavras após minha auto-recuperação. Se estiver sem ouvintes apropriados, busco desabafar através de atividades que me relaxam, como a escrita, a leitura ou simplesmente um belo passeio pela vizinhança para esfriar a cabeça e repensar minhas atitudes e sentimentos. Talvez não seja uma ação consciente, mas no fim das contas consigo superar a situação, vendo meu astral subindo e as coisas se ajustarem indefinidamente. Descubro que eu realmente me conheço, tenho a capacidade de entender a minha própria situação e compreender que nem todos vão aceitá-la. Sempre haverá quem me julgue sem parar para pensar, para ouvir. Contento-me pelo fato de que, entre esses tantos, existem aqueles que sabem quem eu sou, conhecem o meu jeito de ser e de sentir, confio nesse traço de bondade e humanidade tão escasso nos dias de hoje. Assim, mesmo nos momentos difíceis e dolorosos, sei que nunca estarei sozinha no mundo e que estou muito feliz de ser quem sou.

O segredo da felicidade

            Uma variedade imensa de publicações em artigos, reportagens, livros, televisões, propagandas, e outros meios de transmissão de idéias tentam traduzir o segredo da felicidade. Muitos auxiliam, dão aquele impulso que faltava para levantarmos do chão. Porém, não nos mostram realmente o que tanto buscamos, digamos que nos dão pistas para nossa caça ao tesouro.
            Acredito eu, por minha própria experiência que é uma questão de tempo. Não estou julgando que precisamos somente esperar algo acontecer, sem tomar iniciativas ou decisões. A vida trará inúmeros acontecimentos que farão com que cresçamos, evoluamos nossa mente, mas não é assim tão simples como aparenta ser. Para que amadureçamos, é necessário agirmos perante o que chega a nós. Nem sempre iremos tomas as atitudes certas, podemos errar. O erro faz com que reflitamos nossa ação, para que num futuro possamos agir diferentemente. Acertos mostram, de uma forma que outra, que somos recompensados.
             Digo tudo o que estou a afirmar, pois nestes anos de vida, encontrei muitas pistas que me levaram a uma grande descoberta: a felicidade não está tão distante quanto parece. Permanece dentro de cada uma das pessoas, na espera de um estímulo para ativar-se. Cada um tem sua forma de ver o mundo e de sentir-se feliz. Percebi que a intensidade da vida e a felicidade podem-se resumir em simplesmente abrir os olhos, ver a vida com mais cor, com mais brilho. Valorizar cada instante, cada momento. Parar para admirar algo que nunca foi percebido por nossos olhos acostumados com a contínua rotina. Dar-se um tempo para descansar. Permitir vontades que imploram para serem realizadas. Olhar para trás e aceitar o passado. Ver o lado bom das coisas. Livrar-se de preocupações, de problemas a serem solucionados. Esquecer-se dos julgamentos alheios. Dançar pela casa, ligar o volume no máximo e fazer uma festa comemorando a vitalidade que desperta de seu corpo, pular. Sentir-se livre. Ver-se no espelho sorrindo, com os olhos brilhantes e com uma aparência vibrante. Dizer para si mesmo: eu sou feliz.
            Não importa o quanto você demore a encontrar o segredo. Basta deixar-se levar pela correnteza da vida, modificando seu percurso quando sentir que precisa. Nada impede que você seja feliz. A felicidade está em tudo. Somente você pode encontrá-la.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Um fim ou um novo começo?

Mudar. Uma palavra carregada de uma simplicidade superficial. Tão comum, é dita diariamente sem demonstrar sentido real. Alterar, transformar, fazer com que uma atividade cotidiana, aquela que ao longo dos anos tornou-se um hábito, modifique-se de alguma maneira. Não parece tão complicado. Aí é que está o problema.  Já parou para pensar em alguma mudança total, completa?
            Mudar o modo de vestir, de agir, de pensar, de viver, atitudes que trazem inúmeras consequências na sua pessoa e ao seu redor. É claro que mudanças como estas não ocorrem com frequência. Mas aquelas pequenas, difíceis de convencer, de acionar. Alguns a vem como se fossem um simples botão a ser acalcado, não tem consciência dos seus efeitos emocionais. Somos seres humanos, receamos o diferente, temos medo de fugir do controle.
            Geralmente, colocamos vírgulas nesta longa história chamada vida. Vírgulas para enrolar, tentar aos poucos dar a volta por cima. Tememos pôr um ponto. Apesar de muitos não admitirem, o melhor é colocá-lo. A diferença é o modo no qual vemos esse ponto. Se vermos como um final, sem continuidade, vemos errado. Devemos Vê-lo como uma grande iniciativa para escrever uma nova e feliz história. Mude para melhor!


terça-feira, 12 de julho de 2011

O prazer da vida

Viver intensamente, aproveitar cada detalhe, curtir. Isso é o que todos ouvimos daqueles ao nosso redor. Sabemos que é verdade, devemos aproveitar a vida. Porém, escutamos, temos consciência, mas agimos como se o conselho saísse por nossos ouvidos pelo seguinte motivo: não paramos para pensar como fazer isso. A resposta parece ser simples para alguns, complexa para outros.
Hoje em dia vivemos presos atividades se tornam monótonas que passam a serem resumidas a esta curta descrição. Não percebemos, mas quando algo não muda, permanece o mesmo, acaba não sendo tão valorizado. É o que acontece. Fazemos tantas vezes estas ações que acabamos nos esquecendo dos detalhes.
O prazer de abrir os olhos para um novo dia, o aroma do café sendo passado na cozinha para um café da manhã com a amada família, o calor de um abraço e um beijo da esposa ou marido ao sair para trabalhar, o sorriso encantador do filho que traz a alegria de estarmos vivos. Isto é viver.
Não é necessário mudar tudo, começar a praticar esportes radicais para tornar sua vida intensa. Simplesmente veja através de cada coisa a riqueza que possui. A felicidade, a vitalidade e a harmonia aparecem com mais clareza desta forma. Viva, sonhe, realiza e, acima de tudo: seja feliz!