segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Honra ao mérito

            Necessária ao melhor desempenho e progresso profissional, a meritocracia tem sido tópico de diversas discussões entre conselhos empresariais e núcleos escolares ao redor do mundo. Critérios avaliativos muitas vezes são confundidos pela avaliação superficial, dada pela afinidade e análise comportamental externa, junto à avaliação objetiva, devido às conquistas e cumprimento do serviço imposto à pessoa. De acordo com pesquisas, a adoção da meritocracia como estratégia de desenvolvimento tem sido realizada por multinacionais, escolas, serviços e empresas em geral.
            Querer ser valorizado e reconhecido pela sua essência ou pelas suas ações é um desejo natural do ser humano. E, de acordo com a psicologia e análise sociológica, o reconhecimento leva à motivação, e consequentemente ao aprendizado e à busca por maiores conquistas e avanços. A partir do mérito, as posições hierárquicas são conquistadas com base no merecimento. Portanto, a avaliação é individual, impedindo que, em uma conquista coletiva, todos os envolvidos recebam mérito pelos esforços de apenas um ou mais participantes.
            Os critérios de avaliação meritocrática variam o conceito de justiça. Por vivermos em um mundo bastante individualista e ideológico, muitos são superficialmente julgados por sua situação financeira, status social e aparência estética, recebendo mais valor mesmo tendo menos dedicação ao trabalho. A mídia junto à sociedade acaba reprimindo, ao invés de incentivando, aqueles que ambiciosamente lutam por alguma valorização.
            A aplicação da meritocracia deve estar vinculada a critérios objetivos e à transparência perante ao êxito dos avaliados. Infelizmente, as influencias alheias dificultam o processo. É preciso tornar o mundo mais justo recompensando aqueles que realmente mereçam.

A luta pela realização

                 Numa sociedade caracterizada pelas conseqüências do sistema capitalista, convivemos com distintas classes sociais. Enquanto o Brasil cresce economicamente, a miséria persiste.
                Julgada pela maioria da população, a pobreza é vista como um ciclo vicioso, sem solução. É associada ao preconceito proveniente dos proprietários diante da contratação de funcionários. Entretanto, parte de cada indivíduo buscar a melhor alternativa de progresso.
                A luta pelo bem viver deve iniciar desde cedo. Optar por um novo caminho, saber avaliar a situação familiar e buscar modificá-la. Por isso é necessário esforço e determinação. Oportunidades estão à espera de candidatos, por mais difíceis que aparentam ser conquistadas.
                Não vale à pena viver queixando-se e justificando-se por condições desfavoráveis. A esperança é a última que morre, e não a razão para ser desconsiderada. O foco no crescimento deve estar em mente, para assim atingir o seu objetivo e acabar com o rótulo que a sociedade impõe superficialmente à pobreza.

Onde está a felicidade?

                A busca por satisfação e felicidade físicas e emocionais sempre esteve e sempre estará entre as ações dos seres humanos. As ideologias impostas pela sociedade vêm desfocando nossas mentes sedentas de luz.
                Há quem defenda a ideia de que antigamente se era mais feliz devido aos valores escassos nos dias de hoje. Afirmam que os jovens não têm limites e ideia do que é felicidade. Aqueles julgados por desvalorizar as coisas não sabem como agir. Saíram do ventre materno em uma época diferente, inovada e confortável. Cresceram num mundo de maior acessibilidade, onde o que era magnífico para antigos viventes tornou-se comum aos nossos olhos.
                A ciência e a tecnologia atualizam-se a cada segundo. O que foi novo ontem já é ultrapassado amanhã. Isso vale para hábitos e pensamentos do ser humano, mas a rigidez e a formação das gerações anteriores não permitem a familiarização com tais adaptações. Resta a elas seguirem seus princípios e defender a ideia de que tudo era melhor em suas épocas. Entretanto, não se deve negar que certos valores eram melhor cultivados. Porém, não justifica o julgamento dos  mais jovens como mal agradecidos pelo que têm e são.
                As novidades devem ser vistas como progresso positivo, pois trazem maiores possibilidades às pessoas. A neofilía e o consumismo devido a tantas opções, a mentes influenciadas pela mídia e aos ideais de um mundo material fazem a insatisfação pessoal de muitos. Salvos são aqueles que resistem e reconsideram suas filosofias de vida e capazes de sorrirem satisfeitos por verem o sol brilhante no céu azul.

A nossa grande vocação

Em uma infância doce e inocente
Uma criança vê-se a descobrir o mundo
Buscando energicamente
O conhecimento profundo

Os anos vão passando,
As idéias vão crescendo
As perguntas vão chegando,
E a pessoa respondendo.

Algo surge, de repente
Um obstáculo a ser ultrapassado.
Será uma dúvida, uma questão diferente?
Sem uma resposta, para o seu agrado?

Quem eu sou?
O que devo fazer surgir?
E quem nunca se perguntou
 Qual caminho deve seguir?

Ora os dias passam lentamente,
Ora avançam ligeiros,
Mas não impedem, felizmente,
Seus pensamentos rotineiros.

A busca pelo sentido à vida,
Exige calma e paciência.
Ansiar-se em contrapartida,
Gera estresse como conseqüência.

No caminho que se estende,
Encontrar-se-á dificuldades
Mas é superando que se aprende,
Trazendo à pessoa maturidade.

Após anos de experiência
Chega-se a alguma conclusão.
Conclui-se com eficiência,
Que a vida é a nossa grande vocação.

A luz no fim do túnel

Vagando pelo túnel da solidão,
A cabisbaixa menina chorava.
Gotas singelas que desciam por sua face
Brilhavam perante a escuridão.

Sementes de esperança
Permaneciam em sua mente.
Na espera de alguma luz,
Em algum lugar ali presente.

Buscando alternativas,
A menina resolveu refletir:
“De que adianta esta tristeza,
Se eu tenho como agir?”

Após tomar consciência,
O trem ela resolveu dirigir.
Como uma grande recompensa,
A luz ela viu surgir.

A visão do progresso

                Grande parte da população brasileira costuma inferiorizar o seu país diante das questões culturais, econômicas, políticas e sociais. Reclamações constantes, corrupção divulgada pela mídia, maus comentários poluem a mente da nação. Entretanto, o Brasil, como país emergente, tem se aproximado aos países desenvolvidos em questões mundiais relevantes.
                Crescente no setor econômico, o país passou de oitava à sétima economia mundial, elevando seus índices de exportação para países como a China. Abundante em recursos naturais, desenvolve o cultivo de sementes com fins alimentícios, mas também dispõe de matéria-prima para a indústria pesada e de bens de consumo.
                O Brasil apresenta altas classificações perante as suas campanhas relacionadas à saúde, sobretudo às de vacinação e contra o uso de drogas. No auxílio aos necessitados, a caridade tem estado presente na vida das pessoas em situações simples ou catastróficas, como as enchentes em Santa Catarina, no ano de 2009.
                Pode-se afirmar que a nação brasileira, junto aos projetos políticos e sociais, vem investindo na educação, elevando o número de estudantes. O setor tecnológico e o uso de fontes de energia sustentável elevam o patamar brasileiro na tese de ecologia e sustentabilidade. Já é hora de o brasileiro abrir os olhos e reconsiderar o que há estampado na bandeira do Brasil: com ordem e progresso, o país chega ao sucesso.