segunda-feira, 25 de julho de 2011

A união faz a força

             Numa sociedade na qual a violência marca capa de jornais, revistas e transmitida ao vivo e a cores em telejornais, muitos sofrem jorrando lágrimas de desespero. Os valores éticos e morais passaram a ser desvalorizados pelo homem. Ele tem se tornado desumano ao praticar atos por puro interesse individual e egoísta. Assaltos, assassinatos, invasões, terrorismo, brigas, envolvimento em drogas e interesses doentios assombram nosso mundo escasso de seres pacificadores e prestativos.
            Com poucas alternativas de combate, muitas pessoas acomodam-se em seus belos sofás, assistindo às tragédias que envolvem o planeta. Argumentos pessimistas demonstram a indisposição dos cidadãos de combater os problemas que todos sofremos. Raros são aqueles que dispõem de seu tempo a trabalhos voluntários, organizações coletivas, grupos de caridade, meios de solução para tantas precariedades que estampam nossa sociedade. Fazem a sua parte, cumprem seus papéis de seres humanos, pensam nos menos beneficiados. Infelizmente, são pouco reconhecidos dentre tanta violência e desorganização. Sozinhos, atuam parcialmente e acabam sofrendo pelas duras barreiras dos fortes inimigos.
            Tal como átomos, que unidos formam elementos, base de toda a matéria viva que compõem em grande escala e força nosso planeta, seres humanos em conjunto na luta de um mesmo objetivo, são capazes de tornar simples atitudes em ações poderosas contra seu alvo. Nessas obras conjuntas, são necessários voluntários de todas as partes do mundo. Cada pessoa conta como uma grande contribuição, organizações estão sempre de portas abertas na espera de almas prestativas e de valores que buscam ajudar o outro e, consequentemente, a si próprias.
            Todos buscam deixar sua marca. Existe melhor maneira do que contribuir com o planeta de forma benéfica? O homem nasceu para viver em sociedade, em união. Através de ideias levadas à prática, as boas novas serão vistas com mais frequência, o mundo curar-se-á de tantas enfermidades . A vitalidade, o amor ao próximo, a gratidão, o afeto, a harmonia e a paz compensarão nossos esforços grandiosamente, afinal, a união faz a força.

Autoconhecimento

            Por mais que tentemos suportar determinadas situações, para tudo há um limite, e sua chegada depende de cada indivíduo. Confesso que procuro manter-me alegre e ver o lado positivo das coisas na maioria das ocasiões, sinto-me mais viva, mais aberta, melhor recebida pelas pessoas com quem eu entro em contato. Além de ser humana e ter uma variação de sentimentos constante, sou uma adolescente, portanto há momentos em que fazer um drama é a melhor das alternativas.
            Algo ou alguém faz com que a alegria que estava em nós construída comece a ruir, perder a estrutura, o sentido. O negativo faz contraste com o positivo, luta infinitamente contra o bom humor que se manifestava em sorrisos em minha face. Confusa, acabo colocando hipóteses em minha mente, em tentativas de contornar ou simplesmente harmonizar a situação. Sem veículos, acabo em lágrimas, sentindo- me impotente, esqueço o mundo a minha volta, sinto-me vazia, sem disposição, fraca.  Busco refúgio dentro de minha própria alma, de meu próprio ser.
            Os externos à situação não compreendem o que se passa dentro de mim. Se eu tiver sorte vou estar na companhia de pessoas respeitosas, que sabem o meu tempo de digestão de tantos e tantos sentimentos, que estarão dispostos a receber minhas palavras após minha auto-recuperação. Se estiver sem ouvintes apropriados, busco desabafar através de atividades que me relaxam, como a escrita, a leitura ou simplesmente um belo passeio pela vizinhança para esfriar a cabeça e repensar minhas atitudes e sentimentos. Talvez não seja uma ação consciente, mas no fim das contas consigo superar a situação, vendo meu astral subindo e as coisas se ajustarem indefinidamente. Descubro que eu realmente me conheço, tenho a capacidade de entender a minha própria situação e compreender que nem todos vão aceitá-la. Sempre haverá quem me julgue sem parar para pensar, para ouvir. Contento-me pelo fato de que, entre esses tantos, existem aqueles que sabem quem eu sou, conhecem o meu jeito de ser e de sentir, confio nesse traço de bondade e humanidade tão escasso nos dias de hoje. Assim, mesmo nos momentos difíceis e dolorosos, sei que nunca estarei sozinha no mundo e que estou muito feliz de ser quem sou.

O segredo da felicidade

            Uma variedade imensa de publicações em artigos, reportagens, livros, televisões, propagandas, e outros meios de transmissão de idéias tentam traduzir o segredo da felicidade. Muitos auxiliam, dão aquele impulso que faltava para levantarmos do chão. Porém, não nos mostram realmente o que tanto buscamos, digamos que nos dão pistas para nossa caça ao tesouro.
            Acredito eu, por minha própria experiência que é uma questão de tempo. Não estou julgando que precisamos somente esperar algo acontecer, sem tomar iniciativas ou decisões. A vida trará inúmeros acontecimentos que farão com que cresçamos, evoluamos nossa mente, mas não é assim tão simples como aparenta ser. Para que amadureçamos, é necessário agirmos perante o que chega a nós. Nem sempre iremos tomas as atitudes certas, podemos errar. O erro faz com que reflitamos nossa ação, para que num futuro possamos agir diferentemente. Acertos mostram, de uma forma que outra, que somos recompensados.
             Digo tudo o que estou a afirmar, pois nestes anos de vida, encontrei muitas pistas que me levaram a uma grande descoberta: a felicidade não está tão distante quanto parece. Permanece dentro de cada uma das pessoas, na espera de um estímulo para ativar-se. Cada um tem sua forma de ver o mundo e de sentir-se feliz. Percebi que a intensidade da vida e a felicidade podem-se resumir em simplesmente abrir os olhos, ver a vida com mais cor, com mais brilho. Valorizar cada instante, cada momento. Parar para admirar algo que nunca foi percebido por nossos olhos acostumados com a contínua rotina. Dar-se um tempo para descansar. Permitir vontades que imploram para serem realizadas. Olhar para trás e aceitar o passado. Ver o lado bom das coisas. Livrar-se de preocupações, de problemas a serem solucionados. Esquecer-se dos julgamentos alheios. Dançar pela casa, ligar o volume no máximo e fazer uma festa comemorando a vitalidade que desperta de seu corpo, pular. Sentir-se livre. Ver-se no espelho sorrindo, com os olhos brilhantes e com uma aparência vibrante. Dizer para si mesmo: eu sou feliz.
            Não importa o quanto você demore a encontrar o segredo. Basta deixar-se levar pela correnteza da vida, modificando seu percurso quando sentir que precisa. Nada impede que você seja feliz. A felicidade está em tudo. Somente você pode encontrá-la.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Um fim ou um novo começo?

Mudar. Uma palavra carregada de uma simplicidade superficial. Tão comum, é dita diariamente sem demonstrar sentido real. Alterar, transformar, fazer com que uma atividade cotidiana, aquela que ao longo dos anos tornou-se um hábito, modifique-se de alguma maneira. Não parece tão complicado. Aí é que está o problema.  Já parou para pensar em alguma mudança total, completa?
            Mudar o modo de vestir, de agir, de pensar, de viver, atitudes que trazem inúmeras consequências na sua pessoa e ao seu redor. É claro que mudanças como estas não ocorrem com frequência. Mas aquelas pequenas, difíceis de convencer, de acionar. Alguns a vem como se fossem um simples botão a ser acalcado, não tem consciência dos seus efeitos emocionais. Somos seres humanos, receamos o diferente, temos medo de fugir do controle.
            Geralmente, colocamos vírgulas nesta longa história chamada vida. Vírgulas para enrolar, tentar aos poucos dar a volta por cima. Tememos pôr um ponto. Apesar de muitos não admitirem, o melhor é colocá-lo. A diferença é o modo no qual vemos esse ponto. Se vermos como um final, sem continuidade, vemos errado. Devemos Vê-lo como uma grande iniciativa para escrever uma nova e feliz história. Mude para melhor!


terça-feira, 12 de julho de 2011

O prazer da vida

Viver intensamente, aproveitar cada detalhe, curtir. Isso é o que todos ouvimos daqueles ao nosso redor. Sabemos que é verdade, devemos aproveitar a vida. Porém, escutamos, temos consciência, mas agimos como se o conselho saísse por nossos ouvidos pelo seguinte motivo: não paramos para pensar como fazer isso. A resposta parece ser simples para alguns, complexa para outros.
Hoje em dia vivemos presos atividades se tornam monótonas que passam a serem resumidas a esta curta descrição. Não percebemos, mas quando algo não muda, permanece o mesmo, acaba não sendo tão valorizado. É o que acontece. Fazemos tantas vezes estas ações que acabamos nos esquecendo dos detalhes.
O prazer de abrir os olhos para um novo dia, o aroma do café sendo passado na cozinha para um café da manhã com a amada família, o calor de um abraço e um beijo da esposa ou marido ao sair para trabalhar, o sorriso encantador do filho que traz a alegria de estarmos vivos. Isto é viver.
Não é necessário mudar tudo, começar a praticar esportes radicais para tornar sua vida intensa. Simplesmente veja através de cada coisa a riqueza que possui. A felicidade, a vitalidade e a harmonia aparecem com mais clareza desta forma. Viva, sonhe, realiza e, acima de tudo: seja feliz!